(73) 991 66 05 02

NO AR

Manhã Hits - Roberto Britto

www.itirucufm.com.br

Brasil

Ouça entrevista com Evandro Teixeira, um dos maiores fotojornalistas do mundo

Publicada em 16/07/19 as 10:01h por Ed Santos - Itiruçu FM - 155 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Homenagem a Evandro Teixeira, fotojornalista do Jornal do Brasil, um dos mais conhecidos fotógrafos do mundo. Depois de 62 anos volta a sua terra natal  (Foto: Tâmara Brandão - Results Comunicação)


Foi homenageado em Irajuba neste final de semana o fotojornalista brasileiro, natural daquela cidade, que com suas lentes registrou as principais cenas da história do Brasil e da América Latina contemporânea.

Evandro Teixeira Almeida nasceu em Irajuba em 1935 e desde 1957 se radicou no Rio de Janeiro pelo jornal O Diário da Noite. Em 1963 transfere-se para o Jornal do Brasil e ali permaneceu até 2010 quando o jornal impresso foi extinto, dando espaço apenas ao digital.

Extremamente versátil, Evandro destaca-se em diversos campos da cobertura jornalística, desde os temas políticos até a fotografia de esporte. No primeiro foi o único a fotografar a chegada do general Castello Branco (1900-1967) ao forte Copacabana durante o golpe militar de 1964. Fotografou a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968 (veja aqui, e aqui); a queda do governo Salvador Allende (1908-1973) no Chile, em 1973 (informações aqui). Allende foi morto da janela do seu gabinete enquanto falava ao povo por um bombardeio comandado pelo General Pinochet no mais violento dos golpes nas Américas naqueles períodos tenebrosos. No segundo, cobre várias Olimpíadas e Copas do Mundo, realizando, em 1991, a mostra itinerante Seul & Cia., congregando suas fotografias no campo do esporte. É autor dos livros Fotojornalismo (1983) e Canudos 100 anos (1997). (Veja mais aqui)

As fotos de Evandro integram acervos de museus como o de Belas Artes de Zurique, na Suíça; Museu de Arte Moderna La Tertulha, Colombia; do Masp, em São Paulo, do MAM e do MAR, ambos no Rio de Janeiro. Um de seus livros, Fotojornalismo, está na biblioteca do Centro de Artes George Pompidou, em Paris. Em 1994, teve o seu currículo inserido na Enciclopédia Suíça de Fotografia, que reúne os maiores fotógrafos do mundo. Em 2004, sua vida e obra foram retratados no documentário "Instantâneos da Realidade". Entre os prêmios recebidos, estão o da Unesco, Nikon e da Sociedade Interamericana de Imprensa.

Em entrevista, Evandro conta que o momento que mais impactou sua carreira foi ter sido o único fotografo a registrar a morte do poeta e escritor, prêmio Nobel de Literatura do Chile, Pablo Neruda, massacrado e assassinado pela ditadura do general Pinochet. (Veja matéria sobre o assunto aqui)

Editou cinco livros: "Fotojornalismo" / "Canudos 100 Anos" / "Livro das Águas" / "Pablo Neruda: Vou Viver" / "68 Destinos: Passeata dos 100 Mil". O novo livro, "Evandro Teixeira: Retratos do Tempo, 50 anos de Fotojornalismo" foi lançado no dia 16 de novembro de 2015.

A homenagem foi realizada nos 57 anos de emancipação política de Irajuba, numa cerimônia presidida pelo prefeito Jeronimo Souza dos Santos(Jerinho) acompanhado de vereadores, secretários parentes e pessoas da comunidade. A Homenagem foi neste domingo na câmara de Vereadores de Irajuba as 15 horas.

Evandro Teixeira voltou a Irajuba 62 depois de sua saída, viu uma cidade diferente, ainda pequena, porém maior do que deixou, já que naquela época ainda era uma Vila pertencente a Santa Inês, só tornando independente em 16 de Julho de 1962. Emocionado Evandro falou do sentimento de gratidão, disse que foi um marco inigualável a homenagem recebida. Nos três dias que ficou na cidade foi homenageado pelo pela comunidade, em praça pública, por escolas e instituições.

Evandro nos concedeu entrevista exclusiva, logo estaremos postando o áudio aqui.

Ednaldo Santana, primo distante de Evandro

Prefeito Gerinho ao lado de Evandro 

Cerimonial de Homenagem

Publico presente... (Fotos: Tâmara Brandão - Results Comunicação)

Veja videos entrevista e com fotos documentadas por Evandro Teixeira 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(73) 3538-1212

Copyright (c) 2019 - ITIRUÇU FM